8.6.09

The Cavern Club

[em liverpool]

Os Beatles colocaram Liverpool no mapa e é quase impossível andar na cidade e não dar de cara com referências à Paul, John, Ringo e George.



Além dos shows, o festival Liverpoool Sound City tinha em sua programação conferências sobre a música independente no mundo e uma que assistimos foi no Hard Days Night Hotel que é todo temático (fotos abaixo).



Mas o ápice do “roteiro-beatle” é na Mathew Street – e não tem como ficar indiferente ao entrar nesta rua...o coração pulsa diferente, não tem como. É aqui que fica o lendário The Cavern Club, inaugurado em 57, inicialmente como uma casa de jazz mas que no início dos anos 60 saiu dos subterrâneo anonimato para ganhar fama no mundo com os Beatles.


The Cavern ainda é uma casa de shows fantástica de se tocar, ainda mais por toda a sua história. Quando chegamos parecia só uma entradinha sem graça em relação ao tamanho da lenda que é. Tanto que nos confundimos ao ver o Cavern Pub que fica pouco antes, bem mais espalhafatoso, mas que é uma franquia do original.


Mas é só descer os 6 lances de escada – não a toa que se chama cavern – pro coração acelerar e a gente montar um rápido filminho imaginário na cabeça. Pra quem é músico, independente de gostar ou não de Beatles, não tem como não se sentir tocado de alguma forma pelo lugar. É um santuário da música apesar de ter virado uma das principais atrações turísticas da cidade.


Só como curiosidade, os Beatles tocaram 292 vezes no Cavern. Em 73 apesar da fama do lugar, o club foi demolido, mas sob pressão dos fãs foi reconstruído e dizem, com os mesmos tijolos do original.



No comments: