18.9.09

Arte - Tyree Guyton



A arte contestadora de TYREE GUYTON impressiona a todos que visitam a rua Heidelberg no lado leste de Detroit.

O artista natural da "cidade do motor" que já foi bombeiro e serviu no exército americano, tem como principais influências artísticas e humanitárias o seu avó, Sam Mackey e o artista Charles McGee.

Em 1986 Tyree Guyton junto com o seu avó criaram o "Heidelberg Project" chamando a atenção de todos e resgatando o bairro onde ele cresceu e que, antes do projeto, estava esquecido. É uma espécie de museu a céu aberto. Nosso amigo Johnny Miller foi quem nos levou até lá...
Embora no início, os moradores do bairro não aprovassem sua forma de expressão, atualmente, Guyton é um artista super respeitado, reconhecido dentro e fora dos Estados Unidos e chega a atrair um público de quase 300 mil pessoas por ano!

No Heidelberg Project, ele trabalha todos os dias com crianças de vários cantos de Detroit que querem aprender como se faz arte... através de workshops, leitura e muita prática.
A expressão artística de Tyree Guyton reflete o que muitos de nós pensamos, sentimos e é uma forte influência positiva para crianças e adolescentes.
Nós conhecemos um adolescente que tem Tyree G. como ídolo e que transformou o seu próprio quarto na "rua Heidelberg".

No comments: