15.11.10

HAMBURGO - ALEMANHA!

Hamburgo está localizada ao norte da Alemanha, a cidade é um importante centro industrial, seu porto é um dos maiores do mundo e um dos principais da Europa.

Que cara de Alemanha!
O St Pauli, futebol punk!
Foi em meados da década de 1980, que o St. Pauli deixou de ser apenas um time de futebol. Ele se tornou um time cult. O clube tinha a vantagem de estar próximo a Reeperbahn, centro da vida noturna da cidade e de suas "red-lights". Isso foi favorável ao aparecimento de uma cena alternativa, onde os fãs, a maioria com tendências de esquerda, transformavam os jogos em verdadeiros eventos festivos. A bandeira pirata com sua caveira e ossos cruzados, foi adotado como um emblema não-oficial, por sua torcida. O St. Pauli foi o primeiro time a banir oficialmente de seus estádios e torcida, elementos de extrema direita e com comportamento ultra-nacionalistas, bastante comuns na época onde o comportamento "hooligan" inspirava jovens facistas em toda a Europa.
(a bandeira do time na foto abaixo)
Ao ser o primeiro time a banir a extrema-direita de seu estádio, o Millerntor, o Sant Pauli trouxe para suas fileiras nas arquibancadas muitos dos membros ativos da comunidade envolvida com o hardcore, com seu epicentro nos squats da Hafenstrasse, uma rua com quase todos os seus prédios invadidos e habitados por jovens desempregados vivendo do seguro social, ativistas vegetarianos ou vegan, músicos, produtores de shows e artistas.
Isso foi só um "parêntese", pois fiquei curiosa com o fato da bandeira ter uma caveira e acabei me informando a respeito, ok?

O nosso show foi no Hasenschaukel...
...bar muito legal, super conceitual, estiloso, ótimas pessoas, janta vegetariana excelente e o apartamento disponível para a banda hiper simpático e aconchegante!
Aqui em Hamburgo, na cidade onde os Beatles moraram dois anos antes de ficarem famosos mundialmente, fizemos um show bem diferente do que estávamos acostumados: foi o primeiro show da Canja Rave sem bateria!!
Tive que me contentar com uma escaleta e uma panderola! Fiquei preocupada com o resultado, mas pra nossa surpresa deu muito certo!! As pessoas adoraram e confesso que não ter um monte de tralhas pra desmontar depois do show não foi nada ruim...
O Chris aquecendo as mãos no cenário!!

Ok, não tem coisa melhor do que tocar bateria, e de preferência bem alto!!! Mas essa experiência valeu muito, pois nos fez ver que não precisamos ser radicais em relação a "formato" de show para nos divertirmos e termos resultados positivos!

No comments: